Espaço para divulgação de trabalhos e ideias criados durante o curso de Jogos e Entretenimento Digital (Jogos Digitais) - UNISINOS.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Arca de Noé - o jogo

Arca de Noé – o jogo, é um jogo experimental educativo-ambiental,  que propõe jogabilidade inovadora utilizando realidade aumentada. Os jogadores são responsáveis pela conservação dos animais presentes no jogo que simula o funcionamento de um criadouro conservacionista homônimo.
Desenvolvido para aplicação em sala de aula, por grupos de jogadores, requer realização de várias ações simultaneamente. Um grupo é composto por até cinco jogadores com marcadores (marcadores de papel que controlam os personagens em cena), um gestor (responsável pela interação direta com o jogo pelo computador), e opcionalmente gerentes (jogadores que não controlam o jogo diretamente, mas coordenam as ações dos demais jogadores).
Para mais detalhes sobre o projeto do jogo, consulte o tutorial e design doc.
Esta é uma versão de testes do jogo.
O educador aplicador do jogo pode configurá-lo, definindo atributos de jogo como quais animais estarão presentes (podendo criar novos ou alterar os atuais). A configuração é feita por arquivos LUA.

Iniciativa: o projeto é uma iniciativa de Monica Frozza, que sugeriu a criação de um jogo como parte de seu TCC de Biologia (TCC aprovado plenamente). O jogo baseia-se na representação de criadouro conservacionista homônimo, também com a intenção de motivar os jogadores (estudantes do ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries) a conhecerem o local e o trabalho que é realizado lá.

Ferramentas e bibliotecas:
Programação:
    Visual Studio 2008.
Arte 2D e 3D:
    Blender 2.49b (modelagem, animação e texturização).
    Gimp 2.6 (texturas de modelos 3D e interface gráfica).
Bibliotecas:
    OSGART (OSG + ARToolkit).

Grupo:
- Deividson Müller Goulart:
    Programador;
    Game Designer líder;
    Artista 2D (GUI e terreno);
    Documentarista.
- Mônica Frozza:
    Responsável conteúdo de Biologia;
    Game Designer.
- Eduardo Longo:
    Controle do projeto: controle de metas, milestones e cronograma;
    Organizador da ligação entre programador e artistas.
    Artista 3D auxiliar;
    Game Designer;
    Documentarista;
- Pablo Garcia:
    Artista líder.
- Lucas Munhoz:
    Artista.
- Prof. Jackson Müller:
    Orientador geral conteúdo de Biologia.


Video tutorial:

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