Espaço para divulgação de trabalhos e ideias criados durante o curso de Jogos e Entretenimento Digital (Jogos Digitais) - UNISINOS.

25 janeiro 2010

Gerador paramétrico de terrenos heightmap e floresta

Trabalho dividido em duas versões.

1ª versão: Gerador paramétrico de terrenos (heightmap) e florestas.

Trabalho implementado para a disciplina de Realidade Virtual, de 2008/2, com o professor Fernando Marson.

Gerador de terreno e floresta a partir de definições do usuário no arquivo de configuração.
O gerador exporta o modelo gerado para um arquivo .wrl (VRML).
Este arquivo pode ser visualizado com, entre outros players, Cortona 3D Viewer
(plugin para browser’s como Explorer, Firefox e Chrome, gratuito).

Grupo:
João Saldanha Streibel. [jstreibel@gmail.com]. Responsável pelo Core do aplicativo.
  • Gerador de terreno, implementando algoritmo para geração de terrenos (heightmap) presente no livro Game Programming Gems 7edition;
  • Exibição da criação do heightmapping através de imagem, em tempo real, com SDL e SDL Thread;
  • Estrutura VRML do terreno.
Deividson Müller Goulart. [dmg.speed9@gmail.com]. Implementação a partir do gerador de heightmapping.
  • Gerador paramétrico da floresta;
  • Estrutura VRML dos demais objetos em cena.
  • Composição da estrutura final VRML.

Características:
Linguagem: C++;
IDE: Visual Studio;
Imagens: obtidas na Internet;
Gráficos: 3D. Visualização da geração do terreno em 2D (SDL);
Plataforma PC / Windows para o gerador. Para utilização do terreno/ floresta gerado, plataforma compatível com algum plugin para browser de internet ou player VRML/ X3D;
Bibliotecas:
  • SDL;
  • SDL Thread.


videos de exemplos gerados:





2ª versão: Gerador paramétrico de terreno (heightmap), com visualizador (OGL).
Trabalho implementado para a disciplina de Computação Gráfica, de 2008/2, com o professor Leandro Tonietto.

Gerador de terrenos heightmap a partir de parâmetros definidos pelo usuário.
Nesta versão é possível modificar mais parâmetros relativos à geração do terreno. Sendo possível obter diferentes resultados.

Configuração da geração definida no arquivo “config_terreno.lua”.
Definição do material do terreno no arquivo “material_terreno.mtl”.
Além do terreno visualizado com OpenGL, o terreno será exportado para um modelo no formato .wrl (VRML), na pasta Output.

Melhorias futuras:
Edição em tempo real do terreno gerado com o mouse.
Exportação do terreno para modelo 3D no formato OBJ.
Texturização do terreno.

Grupo:
João Saldanha Streibel. [jstreibel@gmail.com]. Responsável pelo Core do aplicativo.
  • Melhorias no algoritmo para geração de heightmap implementado para a disciplina de Realidade Virtual, como novos parâmetros para a geração.
Deividson Müller Goulart. [dmg.speed9@gmail.com]. Implementação a partir do gerador de heightmapping.
  • Adaptação da implementação do aplicativo em sua versão vrml, com gerador de florestas, para a atual.
  • Estrutura de visualização com OpenGL;
  • Parametrização com script LUA.
Características:
Linguagem: C++;
IDE: Visual Studio;
Gráficos: 3D, OpenGL. Visualização da geração do terreno em 2D (SDL);
Plataforma PC / Windows para o gerador. Para utilização do terreno VRML gerado, plataforma compatível com algum plugin para browser de internet ou player VRML/ X3D;
Bibliotecas:
  • OpenGL, GLUT;
  • SDL;
  • SDL Thread.
  • script LUA.

video com simples exemplos.

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