Espaço para divulgação de trabalhos e ideias criados durante o curso de Jogos e Entretenimento Digital (Jogos Digitais) - UNISINOS.

29 janeiro 2010

Paint AR

Criado para a Disciplina Realidade Virtual -2008/2- professor Fernando Marson.

Descrição:
Aplicativo que simula uma espécie de “Paint” com Realidade Aumentada.
O usuário poderá desenhar e criar animações na cena captada pela câmera de vídeo/ webcam, utilizando marcadores ARToolkit como “pincéis”.

O projeto Leitor de modelos OBJ (João S. Streibel e Deividson M. Goulart), foi utilizado para a utilização de modelos 3D no formato OBJ no aplicativo.

A função do aplicativo em sua versão atual: Desenhar objetos 3d, criar cenários, desenhar em 3D no mundo real.

Características:
Linguagem C++;
IDE Visual Studio;
Plataforma PC / Windows;
Versão atual: alpha.
Bibliotecas:
  • OpenGL / GLUT;
  • ARToolKit;
  • Lua.

Melhorias Futuras:
- Interface gráfica para maior facilidade para o usuário, com novas funções.
- Salvar a cena resultante. Possibilidade de salvar como modelo 3D único.
- Salvar a cena resultante como vídeo (atualmente é possível com uso de programas como Fraps).
- Possibilidade de vários modelos 3D serem adicionados para serem utilizados no aplicativo.
- Animação. Utilização de animações prontas, e criação de animações pelo usuário.
- Desenho a mão livre, pelo usuário.
- Utilização do mouse para edição da cena resultante (em conjunto com o uso do pincel/ marcador). Com isso pode-se usar o pincel em cena somente para que o aplicativo tenha uma perspectiva 3D da cena captada, e as demais ações poderão ser feitas com o mouse, diretamente na cena resultante.
- Iluminação (virtual) geral na cena (atualmente é individual para cada modelo adicionado), podendo ser configurado pelo usuário.
- Cena virtual criada de forma fixa. Atualmente a cena criada é relativa à câmera (quando a câmera é movimentada, toda a cena virtual se movimenta relativamente).
- Possibilidade de utilização do marcador somente para o aplicativo obter a perspectiva 3D da cena captada, em um primeiro momento, de configuração. Posteriormente, marcadores não seriam mais necessários, e o usuário poderia efetuar ações, utilizando o mouse, diretamente na cena resultante.
- ...


Video com exemplo de uso. Como não tinha uma web cam disponível, fiz com um video que usei para testar o aplicativo, mas a ideia é utilizar o aplicativo com uma cena captada, em tempo real.


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