Criado para a disciplina de Ficção Interativa, 2009/1, com professor Tiago R. Lopes, como trabalho de Grau A.
Foi um dos três projetos escolhidos para ser implementado durante o semestre, mas encerrei o trabalho na fase de protótipo porque não haveria tempo hábil para sua finalização em curto prazo.
Descrição:
Jogo que usa o YouTube como plataforma. É uma proposta de narrativa interativa.
São vídeos que exibem partidas de futebol, onde cada vídeo exibe uma jogada, e o jogador deve selecionar um possível desfecho, que o envia para outro vídeo. Sua escolha é bem sucedida se resultar em gol do time atacante, ou o time continuar com a posse da bola.
Entre todos os vídeos existe uma coerência geral, apesar de serem exibidos vídeos de diferentes partidas e equipes, como se fosse uma única partida sendo exibida. Esta coerência se dá principalmente entre vídeos diretamente ligados. Ideia originalmente criada para dois jogadores.
O protótipo do jogo criado é uma demonstração simplificada. Esta produção parte do seguinte argumento:
Pense nos grandes momentos do futebol. Eles não se fazem do nada, há toda uma história por trás do que aconteceu.
Esses grandes momentos muitos torcedores conhecem. Mas apresentar os lances que os precedem, a construção do lance, exige algo que o espectador não costuma registrar/ parar pra pensar. Em como a jogada se fez possível.
A ideia seria explorar situações de jogo que costumeiramente não são notadas, mas são importantes.
Exigir memória, reflexão e visão tática do espectador.
Este protótipo utilizou cenas do dvd FIFA FEVER, para se ter uma ideia de como seria sua construção com um visual semelhante.
Video com o ponto de partida para o protótipo do jogo:
07 fevereiro 2010
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