Características:
Linguagem C++;
IDE Visual Studio;
Plataforma PC / Windows;
Versão atual: 0.3;
Bibliotecas:
- OpenGL / GLUT.
- Animação Comportamental;
- Inteligência Artificial;
- Agentes em Grupo.
Aplicativo que simula o ambiente de um formigueiro.
Há quatro tipos (castas, funções dentro do formigueiro) de formigas. Cada casta têm sua função (comportamentos simplificados na atual versão).
A versão atual apresenta a simulação das principais características presentes na maioria das espécies.
- Castas:
Cada casta possui uma função específica que atribui à formiga comportamento e características próprias (alterando também características físicas, como forma e o raio de percepção). As descrições apresentam somente o presente na atual versão:
- Rainha: Formiga procriadora;
- Obreira (formiga pequena): busca por alimento;
- Operária (formiga média): carrega alimentos encontrados pelas obreiras e os aloja no formigueiro;
- Soldado (formiga grande, escura): guarda o formigueiro.
O metabolismo da formiga influencia a velocidade de suas ações, e a velocidade de consumo de energia/ digestão dos alimentos. Há um padrão para cada casta, que também varia de acordo com o comportamento de cada formiga.
- Comunicação:
Quando uma formiga entra no raio de percepção de outra, ela se direciona à esta em busca de comunicação. Caso esta segunda formiga aceite a comunicação, há troca de feromônio (substância química liberada pela formiga), que é interpretado por cada formiga como informações. Elas também podem alimentar uma à outra se necessário.
Quando há comunicação, a cor da formiga é alterada, ficando mais clara, com tom azulado. Este processo geralmente é rápido, o que faz com que a cor da formiga “pisque”.
-Alimentação:
As formigas podem se alimentar no formigueiro, ou com outra formiga, quando estiverem fora do formigueiro.
A formiga muda de cor, quando se alimenta, ficando verde.
- Geração de novas formigas:
Quando é ativada a reprodução de uma nova formiga, a casta a qual esta pertencerá é aleatória, porém dentro de uma lista de probabilidades, onde:
- Rainha: 1 única Rainha por formigueiro;
- Obreira: 50%.
- Operária: 45%.
- Soldado: 5%.
A saída do formigueiro muda de cor dependendo do nível de comida no formigueiro. Vermelho indica nível mínimo, e dourado nível alto. Há capacidade máxima para comida no formigueiro, e também de formigas (não ativada na versão atual).
- Morte:
Uma formiga morre quando sua energia chega a zero. A energia é decrementada quando, ao digerir, não houver comida em seu organismo. Sua cor é alterada para branco.
Melhorias Futuras:
- Comportamento das formigas, como mais funções para cada casta;
- Finalização da estrutura de Feromônio. Orientação das formigas pelo feromônio liberado no ambiente;
- Possibilidade vários formigueiros;
- Mais animais no ambiente, com os quais as formigas interagem, como aranhas (para a simulação de ataques);
- Ambiente virtual mais complexo, com vegetação, e terreno;
- Otimização avançada, como, por exemplo, detecção de colisão mais eficiente, e visualizador também otimizado;
- Formigueiro mais complexo;
- Possibilidade de parametrização do aplicativo pelo usuário;
- Possibilidade de servir como base de influência para um futuro jogo de estratégia, estilo RTS.
- ...
O formigueiro é gerado em posição aleatória.
O usuário controla a adição de novas formigas e alimentos no cenário.
Video com demonstração:
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