Espaço para divulgação de trabalhos e ideias criados durante o curso de Jogos e Entretenimento Digital (Jogos Digitais) - UNISINOS.

09 fevereiro 2010

Livraria Garden - jogo para celular

Criado em 2009/1, para as disciplinas:
  • Programação Multiplataforma, com o professor João R. Bittencourt, como trabalho semestral - implementação de jogo em Java ME;
  • Projeto de Jogos: Plataformas Alternativas, com o professor Mauricio B. Gehling, como trabalho semestral – projeto e implementação de jogo para plataforma alternativa;
  • Oficina de Jogos: Técnicas de Balanceamento de Jogos, com o professor Mauricio B. Gehling, como trabalho para Grau B – projeto e balanceamento de um jogo. Para esta disciplina foi implementada uma estrutura de balanceamento dos principais elementos do jogo, para que estes sejam balanceados com maior facilidade. Nesta disciplina formei grupo com Jonathan Sperafico Pinto, que ao final de minha implementação montou uma proposta de balanceamento para as fases. Eu criei outra proposta. Também debatemos em alguns momentos sobre o balanceamento do jogo;
  • Redes de Computadores, com professor Glauco Ludwig, como trabalho para Grau B – implementação de jogo em rede – para o qual foi implementado o modo multiplayer do jogo, por rede bluetooth.
Características:
Linguagem Java ME;
IDE Eclipse;
Plataforma Celular (mobile's ou emuladores);
Gráficos 2D;
Versão atual: 0.4;
Configuração:
    Resoluções projetadas: 128x160, 178x220, 240x320 (finalizada);
    Tamanho máximo arquivo .jar: 256 KB.

Descrição:
    Livraria Garden (ou ainda BookStore Garden/ Simulador de Livraria)é um jogo casual para celular, onde o jogador deve administrar uma livraria. Inspirado em Diner Dash (jogo da série Dash Games), e Theme Hospital (leve inspiração para adição de elementos de estratégia ao jogo), este jogo explorará possibilidades para uma jogabilidade realmente agradável e intuitiva para celulares. Possui elementos de puzzle, ação e estratégia.

    Multiplayer: para até oito jogadores, via rede Bluetooth. Apenas Modo Concorrência disponível (Modo Cooperativo a ser implementado), onde os jogadores atendem, cada um em sua livraria, e ao final de cada fase as livrarias são classificadas pelo melhor atendimento e desempenho. As melhores livrarias recebem mais clientes na próxima fase, conseqüentemente as piores recebem menos.

Funcionamento:
    O jogador deve controlar seu personagem ordenando ações pelo teclado numérico. As ações possíveis são exibidas na tela, com numeração atribuída dinamicamente pelo jogo, exigindo reflexo e concentração do jogador.

livraria garden mobile 

    O jogador deve direcionar cada grupo de clientes (GC) da fila de entrada para alguma prateleira com espaço suficiente para o número de clientes que o grupo possui, e quando eles escolherem um produto, deve direcioná-los ao caixa, e em seguida atendê-los para efetuarem o pagamento.

Versão atual:
- O Gameplay atual é uma demonstração, a adição de mais elementos é fundamental;
- São três fases de demonstração, onde a dificuldade aumenta consideravelmente;
- Apenas Modo Arcade disponível;
- Modo Multiplayer apenas com Modo Concorrência.

Próximas melhorias:
 - Mais elementos de gameplay (como elementos com os quais o jogador pode interagir, maior número de táticas e estratégias possíveis, etc);
- Animações dos personagens (implementação da estrutura de animação já iniciada). Ponto fundamental para o gameplay, pois retarda o jogo;
- Cenário com maior complexidade;
- Acréscimo de tipos de produtos e prateleiras, sendo configuráveis in-game (parte do Modo Administrativo/ Simulador);
- Modo Simulador/ Administrativo – que adiciona ao gameplay atual elementos de estratégia administrativa;
- Maior número de recompensas visuais;
- Portar para as outras duas resoluções projetadas (processo iniciado, mas não finalizado).


Na documentação:
  • Concept Doc;
  • Proposal Doc;
  • Design Doc;
  • Arte Conceitual;
  • Cronograma.
Video com demonstração:

0 comentários:

Postar um comentário